quarta-feira, 10 de outubro de 2018

FBF apoia o futebol adaptado para disputa do Campeonato Brasileiro


Membros e atletas da Associação Baiana de Desportos Adaptado estiveram na tarde desta quarta-feira (10), na sede da Federação Bahiana de Futebol, e foram recebidos pelo presidente Ednaldo Rodrigues e o vice-presidente Ricardo Lima. A ABDA receberá apoio da FBF para a realização de dois eventos.

No primeiro deles, dia 3 de novembro, às 16h, no Estádio de Pituaçu, haverá um amistoso de futebol solidário entre as equipes da ABDA x AGAP-BA (Associação de Garantia ao Atleta Profissional), cuja arrecadação será revertida para as despesas no Campeonato Brasileiro, que será disputado no dia 14 de novembro, em Mogi das Cruzes, no interior de São Paulo.

Participarão do amistoso os campeões brasileiros pelo Bahia, em 1988, João Marcelo e Zé Carlos; os meias atacantes Ueslei e Paulo Isidoro, este vice-campeão brasileiro com o Vitória em1993, além de desportistas como o narrador da Rede Bahia, Thiago Mastroianni, e o cantor Ricardo Chaves.

A ABDA tem como objetivo geral fomentar o futebol para adaptados no estado da Bahia, resgatando a autoestima de pessoas com deficiência física. Na ocasião do amistoso haverá também a arrecadação de alimentos não perecíveis para serem doados às instituições, dentro do projeto social da associação.

HISTÓRIA – O Campeonato Brasileiro de Amputados é realizado desde a década de 90, reunindo as principais equipes e paratletas do país. A 2ª edição da Copa do Nordeste de Futebol de Amputados, que reuniu os melhores times da região, realizou-se em 2017, quando foi criada a Associação Baiana de Desporto Adaptado (ABDA).

Em seu primeiro ano de competição, com o time Tigres, que firmou pareceria recentemente com o Esporte Clube Bahia, conquistou o terceiro lugar na Copa Nordeste e a 10ª colocação no Campeonato Brasileiro. Este ano, obteve o sexto lugar na Copa do Brasil e o segundo lugar da Copa do Nordeste. 

Informações FBF