sábado, 29 de setembro de 2018

Campeonato Baiano Feminino 2018 terá 15 equipes; começa dia 14/10


A Federação Bahiana de Futebol lançou, quarta-feira, 26/09, o Baianão Feminino.

Com presença de dirigentes e presidentes de clubes e Ligas Desportivas, e profissionais de imprensa, a FBF realizou no auditório da entidade  a Reunião do Conselho Técnico da competição. O evento foi comandado pelo vice-presidente da FBF, Ricardo Lima, a diretora de competições, Taíse Galvão, e o coordenador de registros e transferências, Felipe Quadros.

Fórmula de Disputa - O Baianão Feminino 2018 terá 15 participantes. São eles:
Jequié (Associação Desportiva Jequié)
Lusaca (Associação Desportiva Lusaca)
Conquista (Conquista Futebol Clube)
Vitória (Esporte Clube Vitória)
Ypiranga (Esporte Clube Ypiranga)
Flamengo de Feira (Flamengo de Feira Futebol Clube Feminino)
Galícia (Galícia Esporte Clube)
Juventude (Juventude Esportivo de Vitória da Conquista)
Araci (Liga Araciense de Desportos)
Maracás (Liga Desportiva de Amadores Maracaense)
Vera Cruz (Liga Desportiva de Vera Cruz)
Quijingue (Liga Desportiva Quijinguense)
Feira de Santana (Liga Feirense de Desportos)
Redenção (Redenção Futebol Clube) 
São Francisco (São Francisco do Conde Esporte Clube)

A fórmula de disputa, aprovada por unanimidade pelos participantes, traz as 15 equipes divididas em quatro grupos para a 1ª fase. Três grupos com quatro associações e um grupo com três.

Para a formação dos grupos, a FBF observou o equilíbrio regional e técnico. Assim, o Grupo 1 ficou formado por Araci, Feira de Santana, Flamengo e Quijingue. O Grupo 2, por Galícia, Redenção, Vitória e Ypiranga. O Grupo 3, por Juventude, Lusaca, São Francisco e Vera Cruz. Já o Grupo 4, por Conquista, Jequié e Maracás.

A fase será disputada no sistema de jogos de ida e volta dentro dos respectivos grupo. Classificam-se para a 2ª fase as duas melhores colocadas de cada grupo.

A 2ª fase, de quartas de final, será disputada pelas oito equipes classificadas, divididas em quatro grupos de duas, com jogos no sistema apenas de ida dentro de cada grupo. O Grupo 5 terá o duelo entre a 1ª do Grupo 1 x 2ª do Grupo 2. No Grupo 6 se enfrentam a 1ª do Grupo 2 x 2ª do Grupo 1. O Grupo 7 terá o confronto 1ª do Grupo 3 x 2ª do Grupo 4. Já o Grupo 8 terá 1ª do Grupo 4 x 2ª do Grupo 3.

A vencedora de cada grupo avança à Semifinal (3ª fase), que será disputada em jogos apenas de ida dentro de dois novos grupos. O Grupo 9 terá o duelo 1ª do Grupo 5 x 1ª do Grupo 7. E o Grupo 10 terá o embate 1ª do Grupo 6 x 1ª do Grupo 8.

As duas vencedoras da semifinal fazem a Final (4ª fase) do estadual em dois jogos, de ida e volta. A decisão terá o Grupo 11, com a 1ª do Grupo 9 x 1ª do Grupo 10.

O Baianão Feminino 2018 será iniciado em 14 de outubro. O duelo de volta da final, quando será conhecido o campeão, acontecerá no dia 9 de dezembro.

A competição terá um total de 50 jogos, em dez datas. Apenas uma rodada será realizada em dia de semana, uma quinta-feira (15 de novembro), que é feriado. As demais rodadas acontecerão em finais de semanas.

Já as inscrições de atletas serão abertas no dia 5 de outubro. Até esta data cada clube ou Liga deverá inscrever o mínimo de 18 jogadoras. Já o encerramento das inscrições acontecerá em 14 de novembro, com o máximo de 35 inscritas por agremiação. A FBF divulgará, em breve, por meio do seu site oficial, a tabela de jogos completa do campeonato.

Informações da FBF