domingo, 24 de dezembro de 2017

Na Bahia 30% dos produtos vendidos estão abaixo do peso aponta Ibametro

Denúncias sobre suspeitas de alguma irregularidade devem ser feitas à ouvidoria do órgão, pelo telefone 0800.071.1888

Na Operação Natal do Ibametro (Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade, órgão delegado do Inmetro para a Bahia e autarquia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE), reprovou quase um terço dos dos produtos fiscalizados durante uma ação para assegurar os diretos do consumidor.

O Ibametro órgão verificou 125 produtos e reprovou 30% deles por estarem com peso abaixo do indicado na embalagem ou por não apresentarem informação relativa à quantidade no rótulo do produto.

Entre os produtos reprovados estão chocolates, queijos, peru, chester, passas, ameixas, entre outros, sendo a característica principal a de que foram embalados pelo próprio estabelecimento onde foram comercializados. 

Os estabelecimentos comerciais autuados vão enfrentar processo administrativo, e podem pagar multa de até R$ 1,5 milhão. A fiscalização foi realizada em todo o país por órgãos delegados do Inmetro. Na Bahia, a operação foi realizada na capital e interior do estado, no período de 01 a 20 de dezembro.