segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Campeonato Brasileiro de Futebol 5 será realizado em Salvador

Futebol de 5 é exclusivo para cegos ou deficientes visuais Foto: Gaspar Nóbrega-CBDV
A equipe do futebol de 5, do Instituto de Cegos da Bahia (ICB), estreia nesta terça-feira, 03 de outubro, no principal campeonato da modalidade do país – a série A da Copa Loterias Caixa –, que será realizado, até o dia 08, no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, em Salvador. Com a presença de 120 atletas representando nove estados, a competição tem o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia, autarquia da Secretaria do Trabalho e Esporte (Setre). 

Sete vezes campeã do torneio, a equipe do ICB fez um treino para definir os últimos ajustes na última quinta (28), no local da competição. Com três jogadores baianos na seleção brasileira, Jefinho, Cássio Lopes e Thiago Nascimento, o time do ICB espera superar os adversários e continuar com a hegemonia no esporte. 

“Jogar em casa será diferente. Teremos de perto o apoio da família e dos amigos que estarão aqui nos incentivando. Vamos buscar o oitavo título da competição”, garantiu Jefinho, principal jogador da equipe e campeão olímpico nos jogos Rio 2016. 

Já o técnico da equipe, Gerson Coutinho, diz estar atento às outras equipes. Segundo ele, o fator casa não vai favorecer tanto, já que durante os jogos a torcida deve permanecer em silêncio para que os jogadores possam escutar o som da bola e as orientações dos treinadores. “Os adversários estão mais fortes, com vários jogadores que compõem a seleção brasileira. Mas somos também fortes e vamos buscar o título”, garantiu o treinador. 

Além da participação baiana, o torneio nacional contará com times do Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Destaque para cariocas, paraibanos e gaúchos, com dois representantes cada.

Com a proximidade da Copa América, que ocorre entre os dias 25 de novembro e 4 de dezembro, em Santiago, no Chile, os jogadores terão a última oportunidade, em Salvador, para mostrar à comissão técnica da Seleção que merecem ser convocados.

O torneio terá transmissão ao vivo pelo canal Sportv 3, que exibirá as duas semifinais, no sábado (7), a partir de 10h, e a final no dia seguinte, domingo, 8, às 9h30.

Informações Sudesb