sexta-feira, 1 de abril de 2016

Representantes das prefeituras de Coité e Milão na Itália visitam escola em Goiabeira

Distribuição da merenda (Foto: Lucas Pinto)
Representantes da prefeitura de Milão Itália estiveram visitando quinta-feira 31/03, a Escola Municipal José Lopes Araújo, Povoado de Goiabeira, Coité, com objetivo de conhecer as experiência para desenvolvimento de práticas de agricultura para convivência com o Semiárido e pelo acesso de agricultores ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em nível estadual e municipal.

O PNAE prevê que 30% da alimentação escolar seja adquirida de agricultores familiares e é considerado um modelo internacional de política pública para promoção de alimentação saudável para crianças e adolescentes e geração de renda para pequenos agricultores. O programa, por exemplo, já foi replicado em países africanos, como Moçambique. Conceição de Coité é apontada como uma cidade do Nordeste brasileiro muito bem sucedida no acesso ao PNAE.

Foto: Escola José Lopes Araújo
A equipe da prefeitura de Milão falou da sua experiência num projeto de segurança alimentar realizado junto com a ActionAid nas cantinas de escolas primárias da cidade e da região da Lombardia. O objetivo é promover a conscientização de alunos e professores sobre alimentação saudável, produção de alimentos de forma sustentável e desperdício. O projeto inclui a produção de kits educativos para serem usados em sala de aula, a realização de laboratórios para apresentar aos alunos uma perspectiva global sobre a situação de acesso à alimentação no mundo, o monitoramento da qualidade dos serviços nas cantinas escolares e o treinamento de pais e professores sobre nutrição balanceada, entre outras atividades. O movimento Slow Food também faz parte da iniciativa.